http://falandodetrova.com.br/izoateofim   

Em agosto de 2005 o Editorial do Boletim Nacional da UBT = União Brasileira de Trovadores trazia o texto de seu então Secretário Nacional, o Mestre Izo Goldman, falecido em 12 de julho de 2013. Dez anos depois, salvo um ou outro ítem, suas palavras carecem ainda da mesma reflexão a respeito. Atentemos a elas!

UM DIA DE REFLEXÃO (texto de Izo Goldman) - publicado em agosto de 2005

     Muitos consideram o "Dia do Trovador" como um dia de festa. Pode ser, mas é, também, e acima de tudo, um dia de reflexão!  Devemos pensar que o BOLETIM NACIONAL chega diretamente a apenas 10% dos Trovadores do Brasil! É muito pouco!

    Os Presidentes de Seção e Delegados podem e DEVEM transmitir o que é publicado a todos os Associados da Seção ou Delegacia!

    Com isto chegamos ao segundo ponto: REUNIÃO MENSAL!  Sem a realização de uma Reunião Mensal não há conhecimento, não há congraçamento, não há troca de informações e de experiência entre os Associados.  As Seções e Delegacias devem realizar sistematicamente uma reunião mensal!

    O terceiro ponto é até curioso... Há jornais de Trovas, de Seções e Delegacias, bem feitos, corretos, bonitos, mas que não divulgam os Concursos e/ou Jogos Florais em andamento.  Por quê?  Devemos ter em mente que é a participação em Concursos que aprimora as Trovas que nós fazemos. É preciso que todos os Trovadores concorram, participem dos Concursos!

    E é tão fácil... basta que os responsáveis pelos jornais recortem, tirem xerox e colem os Regulamentos publicados no Boletim Nacional.  Não podemos permitir é que um grande número de Trovadores não participe dos Concursos por não tomar conhecimento deles; é obrigação dos Presidentes de Seção e Delegados informar os Concursos em andamento. Isto com certeza levará ao aparecimento de inúmeros "novos" Trovadores com a imediata melhoria dos Concursos em quantidade e, com certeza, em qualidade.

    Portanto, as metas para o 2º Semestre/2005:

- Divulgar entre os Associados as notícias vinculadas no BOLETIM NACIONAL!
- Realizar REUNIÃO MENSAL na Delegacia ou na Seção!
- Divulgar em todos os jornais de Trova os Regulamentos de Concursos em andamento!

     E, para não "perder a viagem", um contrassenso: Seções e Delegacias que realizam Concursos mas não pagam a Anuidade da UBT Nacional... Sem comentários...

IZO GOLDMAN - SECRETÁRIO NACIONAL DA UBT