Isto é Cultura IV - 19.01.2015

http://www.falandodetrova.com.br/colunadethalmatavares

ISTO É CULTURA

(IV)
por Thalma Tavares

 

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA & CURIOSIDADES

 
"EU VOU TE ESPERAR DEFRONTE  AO  FÓRUM"
Maria Lúcia Silva Leite, do Jardim da Saúde, São Simão, que estuda em Ribeirão Preto. Achou estranho a colega dizer que a esperava "defronte ao Fórum". Diz ela que o "defronte ao" não lhe soou bem aos ouvidos.
Ainda bem, Maria Lúcia. É sinal de que você e o seu ouvido andam já afinados com a boa linguagem. Na verdade ninguém espera ninguém defronte ao, mas sempre e corretamente defronte de (da ou do):
Eu vou te esperar defronte do Fórum.
O homem caiu defronte da loja.
Jogaram entulho defronte de nossa casa. 
É que as pessoas desatentas, mesmo as que estudam, confundem defronte com em frente.  A gente pode dizer corretamente defronte de, em frente a ou em frente de
Eu vou te esperar em frente ao Fórum.
O homem caiu em frente à loja.
Jogaram entulho em frente de nossa casa.
Há quem diga erradamente: "Encontrei o colega em frente o mercado".  É bom lembrar que as locuções prepositivas sempre terminam com uma preposição: depois de, antes de, apesar de, a propósito de, em relação a, junto a, junto com e obviamente em frente a, em frente de.
Portanto não diga nunca: defronte ao ou em frente o.
 
CURIOSIDADES:
(O Significado dos nomes próprios)
 
Irineu/ Irene/ Irinéia
Vem do grego Eirenaios e significa "pacífico" ou "possuidor da paz". Sua forma feminina, pode ser Irene, de Eiréne ou Irinéia de Eirenaias que também significam "Paz".
 
Nomes estrambóticos:
Cidadão amazonense, enriquecido com a transformação do látex em borracha, extraído dos seringais, decidiu homenagear a fonte de sua riqueza pondo na filha o nome de Latéxia da Selva Amazonense, ao qual acrescentou o Barbosa, seu sobrenome. Dá para acreditar?
 
A Trova desta edição é do nosso saudoso irmão trovador José Maria Machado de Araújo, português radicado no Rio de Janeiro que emprestou o brilho de seu talento à UBT- União Brasileira de Trovadores e nos encantou a todos:
 
"Minha mãe verteu mais pranto
que a Mãe de Nosso Senhor...
A Virgem chorou um Santo,
minha mãe – um pecador."
 
Acreditem e tomem nota, porque isto é cultura!